Está localizada a 124 quilômetros de Fortaleza, próxima a Paracuru, a praia da Lagoinha é com certeza um dos cartões postais do Ceará. Com 15 Km de extensão, sua paisagem é composta de uma larga faixa de areia fina e escura , lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta.
Quem visita a Lagoinha tem certeza que esta é a praia dos sonhos. Uma paisagem de cinema contracena com jangadas e um povo muito tranquilo e feliz.
O local servia antigamente como porto para piratas franceses e, diz a lenda, que em baixo das dunas de Lagoa da Barra existem tesouros enterrados, porém ninguém nunca achou nada. Mas com tantas riquesas naturais, quem precisa de tesouros ?
Em uma das extremidades da Lagoinha se encontra a paisagem mais bela desta praia, e talvez de todo o Ceará.
A praia de Lagoinha
Charme, aliás, é o que não falta a esse pedaço do céu. Em uma das pontas a paisagem parece saída de filme hollywoodiano, onde dunas avermelhadas cobertas por coqueiros margeiam uma pequena enseada em forma de meia lua com vários arrecifes no mar.
Não se preocupe: do alto de um penhasco de cerca de 50 metros de altura que é um verdadeiro mirante natural você consegue ver tudo. Não esqueça da câmara fotográfica.
Impossível ficar mais bonito? Qualquer um acharia que sim, até que visitasse o local durante a regata cultural em julho e se deparasse com o mar salpicado pelas jangadas dos pescadores locais. Para completar, os turistas podem contar com uma programação diferenciada com muita música, dança, festival gastronômico e teatro, entre outras atrações que não deixam ninguém ficar parado.
Opte entre altas ondas na Praia da Lagoinha ou a calmaria das lagoas
Entre setembro e fevereiro as ondas ficam mais propícias ao surf, atraindo o pessoal que gosta de pegar onda. Para quem não gosta de mar agitado, a Praia da Lagoinha faz valer o nome. Na direção oeste a Lagoa das Almécegas tem águas límpidas e calmas, ótimas tanto para um mergulho tranquilo quanto para tirar o sal antes de seguir viagem. Para ir para o outro lado da lagoa, pequenos barcos fazem a travessia. Há ainda uma lagoa menor a Lagoa dos Jegues, referência à presença dos animais na área.
Passeios também não faltam, de buggy, a cavalo ou quadriciclo pelas dunas, quando você pode descobrir várias pequenas lagoas escondidas. Quando a maré está baixinha, uma dica é seguir a pé até Flecheiras, passando pela Praia de Guajirú. Mas atenção: se você quer sossego mesmo, vá de segunda a sexta-feira, porque nos finais de semana a praia fica simplesmente lotada.